Reciclar significa transformar objetos e ou materiais usados em novos produtos para o consumo.
Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que foi jogado fora no lixo.
Para compreendermos a reciclagem é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.
Então vamos reciclar?
Por onde devemos começar ?
Pela nossa conciência, e depois pelas leis de nosso País, para que favoreçam a Reciclagem e dificultem a fabricação de produtos descartáveis que nada mais fazem que poluirem o meio ambiente onde moramos…
O alto crescimento populacional e econômico do século XXI faz com que o ser humano reveja seus conceitos sobre o que é ou não lixo. Diariamente o cidadão produz em média 5Kg de lixo, em escala mundial os números são alarmantes. Apenas o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia, essa expressiva quantidade se dá por conta do perfil da população e o aumento de produtos industrializados, como embalagens, garrafas, entre outros.
Os números revelam a importância do processo de reciclagem e a produção de materiais retornáveis. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).
Para a Bióloga e Mestre em Ecologia, Eloize Luvesuto, a sociedade deve se conscientizar e fazer um consumo sustentável, assim ela estará colaborando com o meio ambiente. “O consumo sem exagêros diminui a quantidade de lixo e melhora a qualidade de vida do cidadão”, disse.
O processo de reciclagem tem a função de concluir o ciclo de vida do produto, ou seja, renová-lo, assim como a vida humana. “Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora”, explica a Bióloga.
Para compreendermos a recicla-gem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado, a maneira mais simples é separar o orgânico do inorgânico (molhado/seco).
Os benefícios causados com a reciclagem vão além da área ambiental, alcançam também aspec-tos sociais. É importante cidades terem grupos de pessoas empenhadas na formação de cooperativas de reciclagem, a criação dessas organizações propõem a inclusão social e gera empregos para as comunidades carentes, proporcio-nando melhores condições de vida.
Os processos da reciclagem são processos de renovação, é a transformação do que seria lixo em matéria prima para novos produtos, é a renovação. Assim é o ciclo da vida humana, chega a este plano para realizar seus trabalhos, cumprir suas missões enquanto encarnado, desen-carnando (reciclando/renovando), inicia uma nova etapa da vida passa para o plano da vida maior com novos objetivos e missões até chegar o momento de uma nova reciclagem ou renovação, voltando a fazer parte da comunidade encarnada
Fonte: https://reciclavelxdescartavel.wordpress.com/tag/reciclagem/